Pescadores fisgam cherne gigante e soltam ao mar em Ilhabela, SP

11/01/2017 19:14

 

Um grupo de pescadores capturou, acidentalmente, um cherne com peso estimado em 200 quilos nesta segunda-feira (9) na região da Ponta do Boi em Ilhabela (SP). O peixe foi devolvido ao mar logo após a captura.
 
Na pescaria, um trio de turistas de São José do Rio Preto (SP) foi auxiliado por um capitão, que comandou a pesca. Eles embarcaram no litoral norte de São Paulo em busca de peixes menores, para consumo próprio, como o pargo e o namorado, quando capturaram o peixe da espécie cherne queimado a aproximadamente 18 quilômetros da orla.
 
“Era 13h e nós estávamos à procura de alguns peixes bem menores, para consumo mesmo, quando o cherne fisgou a isca”, contou o capitão Matias Gomes, que acompanhava o trio na pesca. Segundo ele, a pesca desta espécie é proibida por lei e, por isso, o animal foi devolvido ao mar.
 
A devolução dele ao habitat levou cerca de 40 minutos. “Como o peixe era muito pesado, um dos pescadores teve que descer do barco para ajudar a empurrá-lo para o fundo”, explicou o capitão.
 
Espécie
 
O peixe popularmente conhecido como cherne queimado é encontrado na costa americana do oceano Atlântico em profundidades entre 40 e 500 metros. Ele pode ser encontrado em todo Brasil e pode chegar a 200 quilos e até dois metros de comprimento.
 
Foto: Divulgação