Enjoo na pescaria embarcada? Temos algumas dicas para você!

12/01/2021 13:52

Todo marinheiro de primeira viagem pode passar pelo desconforto do enjôo na pesca em alto mar.

Dicas e técnicas de como evitar enjôo na pesca embarcada

Não existe prevenção 100% eficaz, mas seguir algumas recomendações pode reduzir as chances de você ser afetado pelo “mal dos mares”.

1. Coma sem exageros, evitando gorduras, condimentos, excesso de sal ou açucar, derivados de lactose, bebidas à base de cafeína e, principalmente, bebidas alcoólicas.

2. Uma boa noite de sono na véspera é fundamental. Se achar necessário, tome um remédio antienjoo antes de dormir. Lembre de consultar seu médico antes de tomar algum remédio, a maioria costuma causar uma desconfortável sonolência.

3. No dia da pescaria, não fique em jejum. Se for o caso, tome outro comprimido pelo menos uma hora antes da navegação. Prepare sua tralha antes de embarcar, concentrar-se em algo fixo em meio ao balanço das ondas é assinar o atestado de mal-estar.

4. Durante a pescaria opte por comer frutas frescas e de preferência cítricas. Para beber, água sem gás, água de coco e isotônicos. Uma excelente alternativa, sem efeitos colaterais, é a raiz de gengibre na forma de chá. Água é fundamental, em poucas quantidades, diversas vezes ao dia.

5. Ficar na popa da embarcação, onde balança menos, ficar longe de fumaça de gasolina, óleo diesel ou do odor de iscas naturais, auxiliam a evitar desconfortos.

6. Enjoou mesmo assim? Mantenha-se hidratado. Banho gelado também é indicado, mas nunca beba água do mar – o excesso de sal provocará desidratação e agravará a situação. Se perceber uma leve melhora, procure descansar e feche os olhos para cessar o conflito entre as informações vindas da visão e do labirinto. Dormir é um ótimo remédio, você tem boas chances de acordar melhor do que antes. Mas lembre, que se estiver pescando com amigos, dormir pode ser um excelente momento para sofrer uma pegadinha.

Não desista se os enjôos ocorrerem em sua primeira pescaria, com o passar do tempo, o corpo acostuma com o balanço.

Quer mais dicas? Curta, comente, compartilhe, siga o meu perfil e fique por dentro das novidades e informações.

@dicasdopescador

Siga também:

@wagnerfragaa