Dicas para a Pesca da Tilápia

07/01/2021 15:48

 

A tilápia é um peixe de água doce, com temperaturas mais elevadas e com correntezas de pouca força, ela prefere as regiões da costa de um rio ou da borda de um tanque se alimentando de algas e insetos durante o dia.

 

Essa espécie pode chegar a pesar 6 quilos, mas isso não é tão comum. Nos pesqueiros é comum que os animais estejam medindo por volta de 30 centímetros, e pesando 500 gramas.

 

Utilizar uma vara básica com uma melhor flexibilidade e suportar mais peso durante a fisgada é uma ótima opção.

 

Utilizar sempre varas mais leves, sejam de bambu ou profissionais. Isso porque, quando o peixe morde a isca e sente o peso da vara, é comum que ele solte e vá embora.

 

Quanto ao tipo de anzol, o número dois tende a ser o padrão para um bom rendimento.

 

As linhas de monofilamento são uma boa alternativa. Cores fluorescentes podem auxiliar ainda mais, uma vez que a tilápia tende a ser um animal menos agressivo.

 

Quanto à utilização de chumbo e de bóia, ela fica por conta da preferência individual. Por via de regra, a tilápia tende a ser capturada quando existem menos equipamentos na água.

 

Em pesqueiros, é comum que se utilize ração para a captura mas nada impede que os pescadores usem outros tipos de isca, buscando animais de maiores, como pães de queijo, minhocas e massa, nesse caso, cada pescador tem sua receita, e podem ser utilizados ingredientes como farinha, café, mel, banana, farelo de milho, batata doce, entre outros.

 

Muitos pescadores utilizam técnicas de ceva para atrair as tilápias.

 

Assim que a tilápia morder a isca, puxe a vara para cima e para trás, mantendo uma angulação de 45 graus para facilitar a fisgada.

Com tilápias maiores, deixe que elas se distanciem alguns metros para que fiquem cansadas e percam a força de tração na sua linha. Por fim, puxe-as para perto e tire-as da água com o auxílio de um passaguá.

 

Quando for pescar, seja no rio ou em pesqueiros, não se esqueça de vestir-se corretamente. Procure sempre utilizar camisas de pesca com proteção contra o sol e contra os insetos, bonés e óculos para não prejudicar suas pescarias.