Dicas antienjoo

11/04/2016 13:33

Prevenção é o melhor remédio para evitar o desconforto do enjoo no mar

Prevenção é o melhor remédio para evitar o desconforto do enjoo no mar
 
 
Não há prevenção 100% eficaz, mas seguir as recomendações a seguir pode reduzir as chances de você ser afetado pelo “mal dos mares”.
 
1. Alimentação antes: coma sem exageros, evitando gorduras, condimentos, excesso de sal ou açucar, derivados de lactose, bebidas à base de cafeína e, principalmente, bebidas alcoólicas.
 
2. Descanso: uma boa noite de sono na véspera é fundamental. Se achar necessário, tome um remédio antienjoo antes de dormir. A palavra do médico é importante na escolha do medicamento, a maioria costuma causar uma desconfortável sonolência.
 
3. No dia: ao se levantar, não fique em jejum. Se for o caso, tome outro comprimido pelo menos uma hora antes da navegação. E embarque com a tralha pronta: concentra-se em algo fixo em meio ao balanço das ondas é quase assinar o atestado de mal-estar.
 
4. Alimentação durante: frutas frescas são boas opções. Evite a s indigestões e dê preferência às cítricas. Para beber, água sem gás, água de coco e isotônicos. Uma excelente alternativa, sem efeitos colaterais, é a raiz de gengibre na forma de chá. Água é fundamental, em poucas quantidades, diversas vezes ao dia.
 
5. Outras atitudes que previnem o mal-estar: Fica na popa da embarcação, onde balança menos, evitando entrar na cabine. Prefira locais ventilados, livres de fumaça de gasolina, óleo diesel ou do door de iscas naturais. Manter o olhar distante, mirando o horizonte ou algum ponto fixo na costa, sempre evitando olhar para baixo.
 
6. Enjoou mesmo assim? Procure manter-se hidratado. Banho gelado também é indicado, mas nunca beba água do mar – o excesso de sal provocará desidratamento e agravará a situação. Se perceber uma leve melhora, procure descansar e feche os olhos para cessar o conflito entre as informações vindas da visão e do labirinto. Dormir é um ótimo remédio, você tem boas chances de acordar melhor do que antes.
 
Foto: Shutterstock