APRENDA MAIS SOBRE FLY FISHING: DICAS BÁSICAS

12/09/2018 14:06

Essa é a primeira matéria de uma série sobre pesca com mosca

 
 
APRENDA MAIS SOBRE FLY FISHING: DICAS BÁSICAS
 
Se você ainda não é pescador ou talvez nunca teve contato com a pesca com mosca, quando assiste ao Na Pegada do Fly provavelmente tem a curiosidade de saber mais sobre as técnicas aplicadas por Kid Ocelos, não é mesmo?! Pensando nisso, a equipe de jornalismo da Fish TV conversou com Marcus Konze, proprietário da Flypesca, uma das empresas patrocinadoras do programa. Marcus deu diversas dicas para quem quer começar na modalidade. Confira: 
 
O que é o fly fishing?
A principal diferença do fly é que quem arremessa é a linha, pois ela é quem tem o peso para arremessar a isca, diferente das outras modalidades. A isca praticamente não tem peso, mesmo nos modelos grandes feitos para pescar dourados ou tucunarés, ela vai ter aproximadamente 2g. 
Esse é o motivo do famoso movimento feito pelos mosqueiros, soltando a linha até obter a distância necessária para soltar a isca. "Muitas pessoas pensam que é como uma chicotada ou que se bate em cima da água para chamar o peixe, mas são conceitos errados. Só fazemos aquele movimento para largar a linha e soltá-la na distância desejada", diz Marcus.
 
O que há de diferente na linha de fly?
Para que seja possível esse arremesso usa-se uma linha especial. Normalmente, ela tem um peso maior localizado na ponta, que é mais grossa, com o restante mais fino e leve, tendo em média 25 metros. Existem outros tipos, mas essa é a mais popular e se chama weight forward (WF), traduzindo literalmente significa "peso a frente". 
Além dessa linha principal há um backing, que normalmente é um multifilamento de aproximadamente 100 metros para dar suporte no caso de uma grande tomada de linha pelo peixe.
 
 
Com essa linha especial, fly também usa leader?
A resposta é sim. Como a linha é grossa e muito visível pelo peixe, se utiliza um multifilamento ou fluorocarbon do tamanho da vara, conectando a linha na mosca. Esse leader costuma ser cônico, afinando na ponta, variando sua espessura de acordo com o peixe que se quer pescar, como exemplifica Marcus. "Se é uma isca grande que se está usando, como para pesca de tucunaré, se utiliza um leader mais grosso de 0.60mm, por exemplo. Se for uma pesca mais leve, como de trutas ou tilápias, o leader começa em 0.60mm e vai afinando entre 0.15mm e 0.25mm, dependendo da escolha", conta.
 
Há diferença nas varas e carretilhas?
As varas utilizadas na pesca com mosca variam de 6 pés (1,80m) a mais de 15 pés (4,50m), mas a mais popular hoje em dia é a de 9 pés (2,74m) e dividida em 4 partes. Elas são finas e flexíveis, sendo longas por conta do movimento que é feito para lançar a isca.
 As carretilhas também se diferenciam das de bait casting. "A carretilha está presente apenas para equilibrar o conjunto, para armazenar a linha e para eventualmente, nem sempre, brigar com algum peixe muito grande que vá tomar a linha", ressalta Marcus. 
 
 
Mudam os formatos e a isca segue sendo chamada de mosca?
Sim. Como o fly fishing, em tradução, é a pesca com mosca, ainda que a isca se pareça com um rato, um peixe, um inseto ou crustáceo, ela sempre vai se chamar mosca. Normalmente, essas iscas são feitas com anzóis simples e materiais atados neles. Antigamente eram utilizados pelos, penas e fibras naturais, mas com os avanços de hoje, existe uma série de materiais sintéticos. Saiba mais sobre atado no programa A Arte do Atado. 
 
 
O que achou das dicas básicas de fly? Pratique e conheça os produtos dessa modalidade no site da Flypesca. Comece agora mesmo a fazer parte da rapaziada do fly. Como Kid sempre diz: "Essa é a pegada!"
 
Fonte: Fish TV